A história e receita do Licor de Merda

O nosso país tem uma enorme riqueza. Existe um património encantador, belas paisagens, boa gastronomia. Por isso, não faltam razões para enaltecer Portugal. Há ainda a destacar alguns produtos portugueses que primam pela singularidade.

No presente artigo do NCultura, iremos partilhar consigo uma forma de criar um produto especial, com um nome politicamente incorreto, o licor de merda. Ora, será que esta designação tão incomum suscita o interesse das pessoas? Surpreendentemente, trata-se de um produto com algumas décadas de existência… 

A história e receita do Licor de Merda

Este licor é produzido de forma artesanal há algumas décadas. A fórmula original deste produto surgiu no final do século XX. A receita deste produto foi inventada por um Frade com tendência para maluquices, que ficou conhecido por “BASKU GONSALBES”

Com um nome pouco apelativo, mas um sabor incrível! receita do Licor de Merda
A história e receita do Licor de Merda

O nome

O nome deste licor é resultado da bem-humorada imaginação de um dos habitantes de Cantanhede. No ano de 1974, o nosso país passava por um período conturbado. O contexto político era marcado pela luta entre a esquerda e a direita. O nome dado a este produto, Licor de Merda, serviu para “homenagear” algumas autoridades que então governavam o nosso país. Pela homenagem prestada, provavelmente, a ideia que tinham do governo não era muito positiva…

Presença de Norte a Sul

É possível encontrar este produto nos bares e tabernas do nosso país. Muitos dos clientes, quando olham para o nome, estranham, naturalmente. Geralmente, a clientela pensa que se trata de gozo ou provocação. Contudo, não é gozo, mas também não tem o que dá nome ao licor na sua produção. Por isso, guardem um dia das vossas vidas para provarem este produto. É simplesmente delicioso.

O negócio

Desta forma, este produto originário de Cantanhede tem uma origem que remonta ao século passado. O Licor de Merda é usado de forma brilhante por Luís Nuno Sérgio. Em setembro de 2004, uma empresa nacional designada empresa Sérgiu’s, Comércio e Distribuição de Bebidas, Lda. lançou este produto no mercado.

Esta empresa surge no mercado como distribuidora exclusiva da marca Licor de Merda. De quase uma brincadeira, o famoso “Licor de Merda” passou a ser um caso sério de vendas. Atualmente, encontra-se à venda com novo visual, mas com a mesma qualidade de sempre, que é há muito tempo reconhecida. O seu escatológico nome seguramente que contribuiu para que este produto fosse reconhecido nacional e internacionalmente.

Com um nome pouco apelativo, mas um sabor incrível! receita do Licor de Merda
A história e receita do Licor de Merda

Sucesso

O “Licor de Merda” não se cinge ao mercado nacional. Vai mais além. No entanto, os seus principais mercados internacionais são países com comunidade portuguesa, nomeadamente o Luxemburgo e a Suíça.

Produto agradável

Não nos podemos deixar levar pelo nome. O licor de merda é um produto bastante saboroso. É fácil de beber este licor que é feito à base de ingredientes que costumam estar no frigorífico ou na despensa dos portugueses, nomeadamente: leite, canela, baunilha, cacau, açúcar e citrinos.

Utilidade

O “Licor de Merda” é frequentemente usado no mundo da gastronomia. Existem várias receitas à base de licor de merda. Desta forma, o nome controverso alastra-se a outros produtos.

Podemos encontrar vários produtos com a mesma designação, encontrando-se “gelados de merda”, “mousses de merda”. Até existem vários cocktails, nomeadamente a “caipimerda”.

Source: https://ncultura.pt/